-
Descrição
Rinite é a inflamação das cavidades nasais.A etiologia da rinite é decorrente da interação de vírus, bactérias e alergenos. Nas fases iniciais agudas da rinite, a mucosa se mostra espessada, edemaciada e de coloração cinza-pálido avermelhada, dependendo do grau de hiperemia. As cavidades nasais se tornam estreitas e os cornetos estão intumescidos. A reação edematosa é intensa. O tecido adquire aspecto mixamatoso frouxo e ocorre um discreto infiltrado de neutrófilos, linfócitos, plasmócitos e eosinófilos. O edema é mais acentuado nos pólipos. O número de eosinófilos é grande em alguns casos, possivelmente naqueles de origem alérgica. Há uma hiperatividade secretora das glândulas submucosas produtoras de muco. Quando a rinite supurativa aguda persiste por muito tempo, pode ocorrer cicatrização fibrosa do tecido conjuntivo sub-epitelial. Em algum desses casos, o epitélio torna-se atrófico e podem surgir focos de metaplasia escamosa. A fibrose progressiva da submucosa causa atrofia das glândulas mucossecretoras. Estas alterações dão um aspecto seco, vitrificado e brilhante à mucosa nasal, com desaparecimento total da secreção do muco, caracterizando a chamada rinite atrófica ou rinite seca. DescriçãoO dexpantenol é um álcool biologicamente ativo análogo do ácido pantotênico do grupo das vitaminas do complexo B.
Farmacocinética O dexpantenol é rapidamente transformado, nas células, em ácido pantotênico. Este último é um componente da coenzima A, elemento essencial que, além de ser fator de acetilação, ocupa uma posição-chave no metabolismo celular.
PropriedadesO dexpantenol estimula a cicatrização de tecidos epiteliais de mucosas e pele, e umecta a mucosa na rinite seca. Indicações Rinite seca.
Contra-Indicações Não existem relatos sobre restrições de uso e efeitos colaterais com o uso de dexpantenol na literatura consultada.
Efeitos colaterais / Reações adversas O dexpantenol é bem tolerado. No entanto, podem ocorrer efeitos colaterais indesejáveis não previstos e dependentes da sensibilidade individual. -
Composição
Dexpantenol a 5% Frasco com 30ml -
Modo de Usar
-
Referências
1. USP 24 pág 1258, 1259. 2. Roche 3. Fornecedor Galena, Sintética. 4. http://www.geocities.com/amtavaresj/respiratorio.htm 5. Kehrl W, Sonnemann U. Dexpanthenol nasal spray as an effective therapeutic principle for treatment of rhinitis sicca anterior. Laryngorhinootologie 1998 Sep;77(9):506-12 Related Articles, Links
-
Advertências
Produto manipulado 1. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio por e-mail ou WhatsApp (19) 98187-3218. 2. As receitas não poderão conter siglas, símbolos e ou códigos que possam contrariar as normas vigentes e, se as contiverem, não serão aceitas no estabelecimento. 3. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. 4. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. 5. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. 6. Não se tratam de propaganda e sim de descrições dos produtos. Consulte sempre um especialista. 7. Todo medicamento acompanha informativo com orientações. Em caso de dúvidas, converse com o nossos farmacêuticos ou faça-nos uma visita. 8. Imagens meramente ilustrativas. 9. Todo medicamento/cosmético deve ser mantido fora do alcance das crianças. 10. Embora os estudos apontem para esses resultados, a resposta pode variar de pessoa para pessoa.
Boleto Bancário
no Boleto/Transferência
Cartão de Crédito
Nº de parcelas | Valor da parcela | Juros | Valor do Produto |
---|
Compartilhe: