-
Descrição
O HMB (hidroximetilbutirato de cálcio) é um metabolito do aminoácido leucina (uma combinação chamada alfa ketoisocaproate), a l-leucina é um aminoácido da cadeia ramificada (bcaa), apenas 5 % do total de leucina ingerida pela dieta alimentar é convertida em HMB pelo organismo sendo assim para alcançar um valor de 3 g de HMB no organismo teriam que ser ingeridas pelo menos 60g de leucina por dia, o que além de não ser nada prático, poderia trazer bastante desconforto estomacal.
Plantas como a alfafa e algumas partes de plantas como as espigas de milho possuem concentrações de HMB, no entanto tal como acontece com várias vitaminas e outros micronutrientes tornam-se extremamente difícil ou até mesmo impraticável o consumo destes alimentos regularmente e em quantidades suficientes de modo a alcançar os benefícios desejados do HMB.
O HMB é utilizado como suplemento alimentar, em situações específicas, com o intuito de aumentar ou manter a massa isenta de gordura, um recurso ergogênico (substâncias visando à melhora da performance) por suas propriedades anticatabólicas após exercícios físicos, regulando o metabolismo protéico.
Finalidade terapêutica
- Previne catabolismo do músculo;
- Aumento de velocidade nos músculos;
- Aumento da massa muscular magra;
- Diminuição da gordura corpórea;
- Diminuição dos níveis de colesterol no sangue (convertido nos músculos é reduzido no protoplasma inibindo a síntese do colesterol no fígado);
- Diminuição de lesões musculares.
Indicações
Suplemento nutricional, metabólico da leucina, anticatabólico (anabólico auxiliar), ergogênico e antilipêmico. O HMB é especialmente indicado para atletas que buscam ganho de massa muscular e força que requerem decréscimo de gordura e aumento da massa muscular.
Mecanismo de ação
2 mecanismos possíveis:
1) Inibição direta do processo proteolítico;
2) O HMB pode ser similar e covalentemente ligado a estruturas da membrana destruídas sob estresse, o que diminuiria os danos celulares.
Ação anabólica
Aumenta o volume muscular através da inibição da degradação protéica via influência no metabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada. A inibição da atividade do sistema ubiquitina proteossoma ATP-dependente, a inibição de vias de sinalização com participação da proteína quinase C-alfa e a diminuição da concentração citoplasmática do fator nuclear - kappa B livre, eventos relacionados ao decréscimo da proteólise em células musculares.
Contra-indicações
Não foi relatado nenhum efeito colateral, porém é desaconselhável para gestantes e lactantes.
Estudos clínicos
Em estudos clínicos em humanos, foi demonstrado que administrando 3g de HMB o ganho de massa muscular é cerca de 300 % maior e o aumento da força física é de 295 % maior do que o grupo placebo (resultados obtidos em 3 semanas), além de reduzir parcialmente a proteólise induzida pelo exercício e/ou diminuir os danos musculares. J Nutr. 2004 Jun; 134
De acordo com um estudo, a suplementação na dieta com HMB 3g/dia em humanos sob treino intensivo de resistência, resultou em aumento da deposição de massa livre de gordura acompanhado de um aumento de força. A proteólise muscular também diminuiu com HMB, acompanhado de diminuição dos níveis plasmáticos de enzimas que indicam dano muscular e uma média de 50% de diminuição dos níveis de aminoácido essencial no plasma. Sports Med.199 Jun; 27(6): 347-58
Em 2000 foi publicado um estudo que usou 3g diárias de HMB ou placebo em mulheres submetidas a 4 semanas de treino de força. Com a suplementação, obteve-se uma tendência a redução nos níveis plasmáticos de creatina fosfoquinase (um indicador de danos celulares), com maiores ganhos de força e de massa magra. O grupo experimental ganhou em média 1,4 kg de massa magra e perdeu 1,1% de gordura, enquanto o placebo ganhou 0,9 kg de massa magra e perdeu 0,5% de gordura, sem, no entanto, haver diferença significativa entre os grupos (p =0,08) (PANTON et al, 2000).
-
Composição
Composição por dose
HMB 3000mg (1 dose = 6 cápsulas)
Frasco com 30 doses (180 cápsulas)
-
Modo de Usar
Tomar 1 dose de 3000mg ao dia, dividida em 2 tomadas. Como 1 dose equivale a 6 cápsulas, tomar 3 cápsulas de manhã e 3 cápsulas à tarde.
NISSEN et al realizaram uma revisão em 2000 e concluíram que até 3g diárias são seguras, mostrando inclusive efeitos positivos nos níveis de colesterol. GALLGHER et al (2000) também concluíram que a suplementação de HMB era segura após acompanharem por 8 semanas a utilização de mais de 6g diárias e analisarem fatores enzimáticos relacionados à função hematológicas, hepática e renal. KREIDER et al (2000) e NISSEN et al (1996) usaram doses de 3g diárias e também não encontraram efeitos colaterais com a suplementação de HMB.
-
Referências
-American college of sports medicine (1998). O uso de esteróides anabolizantes nos esportes (trad.). Rev bras med esporte, 4(1), 31-36 (trabalho original publicado em 1987).
- Armsey, t.d. jr & green g.a. (1997). Nutrition supplements: science vs hype. The physician and sportsmedicine, 25(6).
- Clarkson, p.m. (1998). Nutritional supplements for weight gain. Gatorade sport science, sse#68 11(1), url: http://gssiweb.com.
- Kreider, r.b. (1999). Effects of protein and amino-acids supplementation on athletic performance. Sportscience 3(1), url: http://sportsci.org/jour/9901/rbk.html. - Kreider, r.b. (1999). Dietary supplements and the promotion of muscle growth with resistance exercise (sumário). Sports med, 27(2), 97-110.
- Nissen, s., fuller, j.c. jr, sell, j., ferket, p.r. & rives, d.v. (1994). The effect of ß-hydroxy ßmethylbutyrate on growth, mortality, and carcass qualities of broiler chickens (sumário). Poultry sci ;73(1), 137
-
Advertências
Produto manipulado
1. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio por e-mail ou WhatsApp (19) 98187-3218.
2. As receitas não poderão conter siglas, símbolos e ou códigos que possam contrariar as normas vigentes e, se as contiverem, não serão aceitas no estabelecimento.
3. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados.
4. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
5. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
6. Não se tratam de propaganda e sim de descrições dos produtos. Consulte sempre um especialista.
7. Todo medicamento acompanha informativo com orientações. Em caso de duvidas, converse com o nossos farmacêuticos ou faça-nos uma visita.
8. Imagens meramente ilustrativas.
9. Todo medicamento/cosmético deve ser mantido fora do alcance das crianças.
10. Embora os estudos apontem para esses resultados, a resposta pode variar de pessoa para pessoa.
Boleto Bancário
no Boleto/Transferência
Cartão de Crédito
Nº de parcelas | Valor da parcela | Juros | Valor do Produto |
---|
Compartilhe: