-
Descrição
Como anti-hipertireóide, o iodeto de potássio produz rápida remissão dos sintomas devido à inibição da liberação dos hormônios tireóideos para a circulação. Na proteção da radiação, quando administrado antes e durante a administração de isótopo radioativo e uma radiação emergencial envolvendo a liberação de iodo radioativo, o iodeto de potássio protege a glândula tireóide devido ao bloqueio da captação tireóidea de iodo radioativo. A absorção gastrintestinal é rápida, na forma de aminoácidos iodados. REAÇÕES ADVERSAS: Reações ocasionais: distúrbios gastrintestinais, reações alérgicas como o angioedema, artralgia, eosinofilia, inchaço dos nódulos linfáticos e urticária. O uso continuado pode conduzir a uma síndrome conhecida como iodismo: os sintomas incluem salivação, lacrimejamento, coriza, gosto metálico, ardor da boca e garganta, irritação da boca, ulceração de membranas mucosas. Pode haver distúrbio gástrico, náusea, vômito, dor epigástrica e diarréia, bem como cefaléia grave, edema pulmonar, entumescimento das glândulas salivares, erupções da pele. A hipersensibilidade se manifesta por edema angioneurótico, hemorragias cutâneas e das mucosas e sintomas semelhantes aos da doença do soro, como febre, artralgias, aumento dos linfonodos. Outros efeitos adversos que podem ocorrer são: sangramento gastrintestinal, confusão, batimento cardíaco irregular, dor nos pés e mãos, cansaço não habitual, fraqueza nas pernas, febre e inchaço do pescoço ou garganta. Pode desencadear acne no adolescente. PRECAUÇÕES: · Ingerir a dose de iodeto de potássio após diluí-la em um copo (240ml) com água, suco, leite para amenizar a irritação gástrica. · Pode causar exantema e distúrbios da tireóide em crianças. · Crianças com fibrose cística apresentam suscetibilidade exagerada ao efeito bociogênico do iodeto. · O iodeto de potássio não deve ser administrado por períodos prolongados. · O risco/benefício deve ser avaliado em situações clínicas como: hipercalcemia, hipertireoidismo, miotonia congênita, comprometimento da função renal, tuberculose e hipersensibilidade ao iodo. INTERAÇÕES: O uso simultâneo com outros anti-tireóideos pode potencializar os efeitos depressores da tireóide, com hipotireoidismo ou bócio. Com captopril, enalapril ou lisinopril pode instalar-se a hipercalcemia. Com diuréticos poupadores de potássio pode causar hipercalcemia e arritmias ou parada cardíaca. Com lítio, pode potencializar o hipotireoidismo ou bócio. Com iodeto de sódio há diminuição da captação de iodo radioativo.
-
Composição
-
Modo de Usar
Adultos e crianças acima de 1 ano: Tomar 1 dose 24 horas antes e 1x/dia, por 3 a 10 dias durante a administração ou exposição ao iodo radioativo.
Se tiver dificuldade em ingerir cápsula, pode abrir e diluir em água ou suco da preferência. Se criança menor de 1 ano, nos chamar para ajuste de dosagem (whatsapp 19981873218).
- Referências
-
Advertências
Produto manipulado
1. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio por e-mail ou WhatsApp (19) 98187-3218.
2. As receitas não poderão conter siglas, símbolos e ou códigos que possam contrariar as normas vigentes e, se as contiverem, não serão aceitas no estabelecimento. 3. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. 4. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. 5. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. 6. Não se tratam de propaganda e sim de descrições dos produtos. Consulte sempre um especialista. 7. Todo medicamento acompanha informativo com orientações. Em caso de duvidas, converse com o nossos farmacêuticos ou faça-nos uma visita. 8. Imagens meramente ilustrativas. 9. Todo medicamento/cosmético deve ser mantido fora do alcance das crianças. 10. Embora os estudos apontem para esses resultados, a resposta pode variar de pessoa para pessoa.
Boleto Bancário
no Boleto/Transferência
Cartão de Crédito
Nº de parcelas | Valor da parcela | Juros | Valor do Produto |
---|
Compartilhe: